16 de novembro de 2012

Pode o seu Batom estar a causar-lhe problemas de saúde?

Novas pesquisas revelam ligações entre os químicos presentes na maquilhagem e problemas como alergias, artrite, aumento de peso e até infertilidade...


Crescem as preocupações com ligações a problemas musculares, hormonais e envenenamento por metais pesados...Entre as substâncias que estão a causar alarme encontram-se os parabenos, já há muito falados pelos defensores de produtos cosméticos mais saudáveis, metacrilatos, chumbo e cádmio e triclosan.

Esta última, o triclosan, é um agente antibacteriano usado como conservante numa enorme panóplia de produtos, desde brinquedos, têxteis, a produtos de limpeza e de cosmética, incluindo um grande número de batoms. Os últimos estudos ligam o triclosan a problemas cardíacos e musculares, assim como aumentaram os receios  de que este químico, muito comum nos produtos antibacterianos, ajuda as bactérias a tornarem-se resistentes aos antibióticos, tornando-se super-bactérias. A pesquisa sugere que o triclosan pode afectar o processo pelo qual os músculos - incluíndo o coração - recebem sinais do cérebro.

Estudos anteriores já haviam encontrado possíveis ligações entre triclosan e problemas de tiroide e fertilidade. Descobriu-se que pode aumentar os níveis de hormonas masculinas nas mulheres, causando sintomas como acne, excesso de peso e de pelos, disfunção menstrual e problemas de fertilidade.

De salientar que este é um ingrediente facilmente substituível, com várias alternativas de custos similares.

Embora a indústria cosmética já tenha vindo a público menosprezar os resultados, o que é certo que finalmente os alertas trazem algum resultado: 
A Johnsons&Johnsons, fabricante de vários produtos que contêm este químico, como o elixir Listerine ou o sabão Neutrogena, comprometeu-se agora a retirar o triclosan de todos os seus produtos.
As americanas Environmental Protection Agency e a Federal Drug Administration (semelhante ao Infarmed em Portugal) decidiram abrir nova investigação e avaliação sobre os efeitos deste ingrediente na saúde 
humana.

Como se não chegasse para preocupar, surgiram também os resultados de análises levadas a cabo pela FDA e pela canadiana Environmental Defence e que mostram elevados níveis de chumbo, arsénico e outros metais perigosos nos batoms. 
Nos últimos testes levados a cabo pela FDA, foi encontrado chumbo nos 400 batoms testados e o valor máximo encontrado mais do que duplicou em comparação com os testes efetuados em 2007. O batom com maior concentração de chumbo foi o Maybelline Color Sensation, na cor Pink Petal, com 7.19 ppm, logo seguido pelo L'Oreal Color Riche, na cor Volcanic, com um resultado de 7.00 ppm! São valores altíssimos tendo em conta a média de concentração encontrada, que foi de 1.11ppm e nos resultados de 2007 nenhum batom tinha excedido o valor de 3ppm. Muito preocupantes são também os valores encontrados no estudo da Environmental Defence: numa base da marca Benefit o valor de chumbo encontrado foi de 110ppm!!!

Embora sejam valores ainda considerados seguros para aplicação nos cosméticos, estes níveis de segurança para um determinado produto não têm em conta o facto de que o batom chega mais facilmente à corrente sanguínea através da boca e dos lábios e hoje em dia a maioria das mulheres usa batom diariamente e aplica várias vezes ao dia, assim como base, blush, sombra, etc, o que faz com que os valores se acumulem. Estima-se que uma mulher que use batom a um nível regular (não diário) terá ingerido cerca de 1,5kg de batom durante um período médio de vida. 

De acordo com o Journal of The International Society of Regulatory Toxicology&Pharmacology, as mulheres grávidas e a amamentar são particularmente vulneráveis ao chumbo nos batoms, pois o metal passa através da placenta e para o leite materno, podendo afetar o feto ou o desenvolvimento do bebé.

O que fazer então? Como encontrar alternativas? Alguma maquilhagem mineral pode conter metais pesados devido aos pigmentos minerais que usa na composição, pelo que o ideal é procurar maquilhagem biológica ou natural com certificação, ou maquilhagem convencional que garanta ser livre de metais pesados.
Cabe ainda a todos nós, em face do óbvio desrespeito por parte dos fabricantes, exigir melhores produtos, mais seguros e saudáveis e uma responsabilização por parte de alguns fabricantes no que toca aos produtos que colocam no mercado.



Na nossa loja online: 
Batom Biológico de Essential Care Organics - A única linha de maquilhagem com certificação biológica e de comércio justo.
Batom Natural de Benecos - certificado BDIH


Outras marcas aconselhadas: Aveda, Lavera, The Green People





Fontes:
Estudo da Environmental Defence:
Essential Care Blog: "Avoiding Heavy Metals": 
The Daily Mail, "Can your Lipstick give you heart problems?"







1 de junho de 2012

Ficha de ingredientes: óleo de argão




Não é em vão que é considerado um tesouro, o tesouro de Marrocos. Trata-se de um óleo extremamente rico, de virtudes e versatilidade incríveis. Proveniente da noz da árvore Argânia, pensa-se que as florestas destas árvores tenham sobrevivido entre 125 a 450 anos, tornando-as um valioso recurso a ser herdado pelas gerações vindouras.

De entre as suas qualidades, destacam-se as capacidades hidratante e regenerante. Rico em ácidos gordos essenciais que garantem as funções reparadora e defensora da pele, estimulam a oxigenação intracelular e favorecem a restauração do filme hidrolipídico assegurando a hidratação da pele. Os ácidos gordos essenciais combatem a secura e a perda de elasticidade, que levam ao aparecimento de rugas.

Os benefícios advindos dos ácidos gordos são reforçados pelo alto teor de vitamina E, naturalmente presente no óleo de argão. Esta, além de hidratante apresenta propriedades curativas e é um dos mais poderosos antioxidantes na neutralização dos radicais livres, além de retardar o processo de envelhecimento da pele.
Além de todas as vantagens que representa ao serviço da beleza e saúde da pele, o óleo de argão assume ainda outras virtudes para a saúde nomeadamente se aplicado em massagens para o tratamento da artrite e dores musculares, trabalha contra o reumatismo, atua efetivamente em problemas de pele como a psoríase ou o eczema, entre outros.

Existem diversos óleos de argão no mercado, pelo que é importante compreender as principais diferenças entre eles. Um óleo de primeira qualidade deve atender aos seguintes requisitos: ser puro, sem aditivos, virgem, de primeira pressão a frio e biológico. A título de exemplo, no azeite virgem extra biológico certamente é possível identificar-se caraterísticas que não se encontram num azeite refinado ou com mistura, do mesmo modo que um óleo de argão de primeira pressão é indiscutivelmente melhor que outro obtido por várias extrações.
 
Caso se pretenda usar o óleo de argão para fins de beleza, deve assegurar adquirir-se óleo de grau cosmético, uma vez que no caso do óleo de grau alimentar as nozes são torradas para realçar o sabor, ao ponto que para o óleo de grau cosmético as nozes são usadas em cru mantendo assim íntegros os ácidos gordos essenciais e vitaminas.




Dicas de utilização:

Rosto:
Pode ser aplicado à noite como um tratamento de hidratação intensivo ou pela manhã como base de maquilhagem. Contudo, deve começar-se por aplicar apenas à noite de modo a aferir como reage a pele. Poderá, depois, progredir-se para duas vezes por dia se se sentir necessidade de hidratação extra ou simplesmente aplicar nas áreas mais secas ou com tendência a rugas. Em pele muito seca pode usar-se de manhã e à noite.
No caso de um óleo de argão puro e biológico, poucas gotas são suficientes para todo o rosto, ele penetra facilmente, não deixa resíduo oleoso e pode, inclusivamente, ser aplicado em redor dos olhos.
Recomenda-se uma massagem suave em movimentos circulares para todos os tipos de pele. O óleo de argão pode também ser aplicado nos lábios quando secos, massajando suavemente um no outro.

Unhas:
Para fortalecer unhas quebradiças, juntar num recipiente partes iguais de óleo de argão e sumo de limão, colocar as mãos e deixar atuar por 10 minutos. Este procedimento não apenas amacia as cutículas como reduz a fraqueza das unhas, tornando-as radiantes. Pode também aplicar-se um pouco de óleo de argão nas mãos antes de dormir.

Cabelo:
O óleo de argão cuida do couro cabeludo favorecendo o crescimento do cabelo, restaura o brilho e ajuda a combater pontas espigadas. É perfeito para cabelo muito castigado.
Para um tratamento intensivo, seja para melhorar o couro cabeludo seco, para reestruturar cabelo danificado e conferir brilho, aplicar uma quantidade generosa de óleo, começando pelas pontas, de seguida envolver o cabelo numa toalha morna e deixar atuar por 30 minutos ou durante a noite. Lavar normalmente.
Para caspa e couro cabeludo seco massajar também nas raízes. Repetir uma a duas vezes por semana, conforme necessidade para cabelo suave, cuidado e brilhante.
Para alisar cabelo frisado usar uma ou duas gotas de óleo, esfregar nas mãos e aplicar no cabelo como se estivesse a esticar.


Corpo:
Massagens com óleo de argão promovem a firmeza da pele e relaxam a espinha. O óleo absorve facilmente na pele sem deixar marcas de oleosidade, hidrata e protege a pele de secar. É também excelente para prevenir e reduzir o aparecimento de estrias.
Aplicar depois do banho ou duche com uma leve massagem, pode ser misturado com loção ou creme corporal ou aplicado puro. Assim vai nutrir e hidratar a pele, bem como melhorar a firmeza e elasticidade da mesma, tornando-a suave como veludo.
Aplicar óleo de argão após exposição solar para melhorar a aparência da pele. Não aplicar antes ou durante exposição solar.
Poderá encontrar Óleo de Argão Biológico Virgem de grau cosmético na nossa loja online.



15 de maio de 2012

Revele o mais bonito de si...


Passo 1: Revelar e aperfeiçoar
Mesmo se sofre de acne ocasional, a primavera é o tempo para se redimir dos pecados do Inverno no que toca ao seu regime de pele.
Afaste-se da base pesada e do corretor e tente entrar em bons hábitos quando se trata de limpeza e hidratação.
- Não pintaria uma parede sem antes limpar os detritos da superfície, com a limpeza facial não é diferente. Mantenha este passo leve com uma base de limpeza cremosa e enxague com água fria para evitar irritar a pele. Lembre-se de concentrar as suas atenções nas áreas problemáticas de modo a evitar poros bloqueados. O premiado Creme de Limpeza de Côco Essential Care remove suavemente qualquer traço de sujidade enquanto deixa a pele fresca e protegida.

- Enquanto um tónico com alto teor de álcool e poder secante não é definitivamente considerado o melhor para a pele estes dias, uma água floral tónica (hidrolato) vai remover as resistentes células mortas mais gentilmente, mas tão eficazmente quanto um esfoliante facial deixando a pele com aspeto refinado e poros fechados. Vaporize o seu rosto com o Tónico de Pétalas de Rosa Essential Care para um calmante acordar da pele isento de químicos nocivos.
- Clima mais quente significa mais humidade no ar, como tal, a não ser que tenha pele seca, procure uma fórmula mais leve com ingredientes nutritivos que alimentarão a pele deixando-a respirar. O Hidratante de Rosas Essential Care é o favorito das editoras de beleza, adorado pelo seu nível profundo de hidratação com manteiga de karité, óleos de jojoba, côco, aloé vera e óleo essencial e hidrolato de rosa damascena. Os óleos vegetais prensados a frio naturalmente ricos em antioxidantes das vitaminas A e E, e o espinheiro-marítimo ajudam a combater o envelhecimento e a destruição do colagénio, efeitos dos radicais livres e da luz solar.
Dica da Margaret (fundadora da Essential Care) para os melhores resultados: Uma pele fantástica é hidratada e descansada. Beba bastante água durante o dia e descanse no mínimo 7 horas por noite. Experimente uma sessão revigorante como yoga, para criar um brilho interno.

29 de março de 2012

Preparar a pele seca para a Primavera

Depois de um longo Inverno, a pele pode sentir e apresentar-se seca, escamosa e baça. A baixa humidade, duches e banhos quentes e o ar interior seco podem deixar a sensação de pele áspera e comichão.
No tempo frio é fácil e comum ignorar a pele seca, pois vive escondida pelas várias camadas de roupa, mas uma vez chegada a Primavera é altura de revitalizar a pele!
Contudo, nunca descurando os cuidados básicos: limpar, tonificar e hidratar. Com poucos e simples passos e alguns produtos de cuidado da pele, a sua pele pode ficar sedosa, suave e brilhante para a Primavera:

1º O primeiro passo é essencial para tornar a pele receptiva à hidratação: esfoliar é palavra de ordem! Além de remover impurezas, elimina as células mortas e as camadas de pele seca.
Dica caseira: Misturar uma colher de açúcar ao facewash habitual, aplicar no rosto em movimentos circulares, promovendo uma esfoliação gentil.
Produto Aconselhado: o creme esfoliante Nafha combina o poder hidratante, emoliente e reestruturante de vários óleos, incluindo óleo de argão sobejamente conhecido pela sua acção rejuvenescedora, com os benefícios antioxidantes do chá verde, aloé vera naturalmente calmante, manteiga de karité, entre outros ingredientes cuidadosamente selecionados. Apto para todos os tipos de pele.

2º Para a pele seca a hidratação diária pode revelar-se insuficiente, pelo que se torna fundamental a aplicação de máscaras hidratantes com frequência.
Dica caseira:
Máscara hidratante de banana e iogurte:
- 1 colher de sopa de iogurte natural
- ½ banana
- 1 colher de chá de azeite

Junte todos os ingredientes no liquidificador e misture bem até obter uma mistura homogénea. Aplique de manhã e à noite após a limpeza do rosto e retire com água morna.
A banana é rica em vitamina A e potássio, excelente para a pele seca, o iogurte é rico em elementos hidratantes e emolientes, devolvendo a suavidade à pele e o azeite ajuda a pele a reter a hidratação todo o dia.
Produto Aconselhado: a máscara de menta Essential Care, aplicada com o tónico de rosas da mesma marca ou em alternativa com mel, potencializando assim o seu poder tonificante e revitalizante.
Os cuidados com a pele revelam-se de extrema importância para a sua saúde e beleza. Como tal, voltaremos a prestar-lhe algumas dicas, nomeadamente no que respeita à hidratação do rosto e dos lábios para que se sinta bem na sua pele! Se tiver questões que gostaria de ver respondidas por nós, não hesite em escrever-nos!

25 de março de 2012

Lançamento dos toalhetes Jackson Reece

Os problemas de pele são cada vez mais comuns, afetando bebés, crianças e adultos com uma severidade preocupante.
Não nos compete especular a respeito das causas, mas o facto é que o eczema por exemplo, começa a ser predominante especialmente em bebés. Parece-nos no entanto claro que a diversidade de ingredientes sintéticos presente em produtos infantis de uso diário tenha indubitavelmente alguma correlação com o acréscimo deste problema. Poderá eventualmente não ser a causa em si, mas certamente um potencial agravante, tornando-se premente a preocupação com os ingredientes dos produtos.

Como tal, decidimos introduzir os toalhetes Jackson Reece à nossa gama de produtos como uma alternativa de limpeza natural e suave para a pele delicada do bebé, são apropriados para as mãos, rosto e corpo e ideais para pele sensível e problemática.

Jackson Reece nasceu pelas mãos de Janet e Colin em 1999. O seu bebé, Jackson, desenvolveu eczema severo na zona da fralda aos oito meses, cuja condição se agravara com a utilização de toalhetes com álcool. Vieram a confirmar inclusivamente que o cloro presente na água prejudicava a situação. Sem alternativas naturais, viram-se a braços com o enorme desafio de criar toalhetes herbais inócuos ao problema do seu filho. Nasceu então a marca Jackson Reece, com o nome dos filhos do casal.

O que torna os toalhetes Jackson Reece tão especiais?
  • Feitos de polpa de madeira – recurso sustentável
  • Biodegradáveis e compostáveis – registo DIN CERTCO
  • Fórmula hidratante com aloé vera, óleo de árvore do chá e óleo essencial de lavanda certificados biológicos
  • 99% de ingredientes de origem vegetal, incluindo conservantes
  • Não testados em animais
  • Não branqueados com cloro
  • PH equilibrado
  • Hipoalergénicos e dermatologicamente aprovados
  • Embalagem degradável – a empresa é pioneira no uso deste tipo de embalagem
  • Fragrância livre de alergéneos
  • Todos os ingredientes são descritos na embalagem, bem como a explicação do seu uso e função de modo a mostrar uma aproximação clara e honesta.

O que torna os toalhetes Jackson Reece diferentes dos demais?
Isentos de:
  • Álcool
  • Parabenos
  • Sodium Lauryl Sulfate (SLS)
  • Sodium Laureth Sulfate (SLES)
  • Lanolina
  • Ftalatos
  • MIT
  • Triclosan
  • Propylene Glycol
  • Petroquímicos
  • Benzoatos
  • Phenoxyethanol

Como prova da sua qualidade e eficácia, destacamos os inúmeros prémios e os testemunhos de pais satisfeitos:



“Eu achei os toalhetes brilhantes. Tenho a pele extremamente sensível e eczema e não posso usar muitos produtos pois ferem a minha pele. Estes foram os únicos toalhetes que não prejudicaram a minha pele. O meu bebé não teve assaduras desde que começámos a usá-los. Adoro o aroma limpo e fresco. É um produto excelente.”

Rachel, Loughisland

“O facto de serem derivados de produtos naturais, a suavidade dos toalhetes e o dispensador de fácil acesso significam que não comprarei mais nenhuns. Para mim são os melhores do mercado.”

Amanda, Ballyclare

E por acreditarmos que o poder da Natureza é incomparável continuaremos a selecionar para si os melhores produtos naturais e biológicos, fazendo do respeito pela saúde e pelo ambiente as nossas maiores prioridades.

20 de janeiro de 2012

Relação alumínio - Cancro da Mama: novas evidências e relançamento do debate

Numa altura em que estava praticamente descartada a possibilidade de os sais de alumínio terem quota parte de responsabilidade no desenvolvimento do cancro da mama, eis que um estudo recente divulgado este mês e levado a cabo pela Universidade de Genebra lança novas preocupações sobre os efeitos nefastos dos sais de alumínio nos desodorizantes.

Feito por pesquisadores da Universidade de Genebra (UNIGE) e pago principalmente pela Fundação Meyer, a Liga contra o cancro de Genebra e a Fundação para a luta contra o cancro, este estudo de Biologia Celular foi publicado na revista científica Journal of Applied Toxicology.

Em comunicado de imprensa, a UNIGE afirma que os resultados contestam a inocuidade dos sais de alumínio nas células mamárias.

Texto do comunicado:
O aumento do número de cancros da mama nos países industrializados tem sido acompanhado com a evolução na distribuição anatómica deste tipo de cancro, que agora se desenvolve principalmente na parte externa da glândula mamária, próximo das axilas. Esta localização relança mais uma vez a questão da responsabilidade dos desodorizantes com sais de alumínio (cloridrato e cloreto de alumínio), cuja penetração através da pele é conhecida, na formação do cancro da mama.

Até agora, praticamente não existiam dados experimentais ou epidemiológicos que reforçassem ou enfraquecessem esta hipótese.

A equipa da UNIGE, coordenada por Stefano Mandriota, pesquisador em biologia na Faculdade de Medicina e André-Pascal Sappino, professor honorário e especialista em cancro da mama, realizou uma série de experiências in vitro que tornaram óbvios os efeitos nefastos dos sais de alumínio nas células mamárias humanas.

Efeitos Nocivos Confirmados
Modelos de células epiteliais mamárias humanas foram colocados em cultura num ambiente com doses de sais de alumínio, 1.500 a 100.000 vezes menores que as presentes nos desodorizantes clássicos. Semanas depois, os investigadores constataram efeitos nocivos sobre as células, o que as leva a um comportamento anormal, correspondente às primeiras fases de transformação maligna.

As células normais, quando colocadas em cultura não proliferam quando entram em contacto entre elas, fenómeno chamado de inibição por contacto pelos cientistas.
A equipa investigadora descobriu que as células mamárias que foram expostas a sais de alumínio perdem a inibição por contacto, continuando a multiplicar-se, comportando-se tal como as células em vias de se tornarem malignas.

Este estudo destacou ainda o aumento do número de quebras de fitas duplas de ADN nas células avaliadas, causado pela alteração do processo de proliferação celular. Estas fracturas podem estar relacionadas com a indução de transformação maligna das células mamárias, causada por sais de alumínio.

Além disso, foi analisado o comportamento das células expostas a sais de alumínio em gel de agarose (ágar). Neste teste as células normais permanecem isoladas. O que aconteceu com as células expostas a sais de alumínio foi diferente: formaram colónias. Comportamento típico em células tumorais e células em vias de transformação maligna.

Stefano Mandriota, coordenador do estudo afirma: "Embora este estudo não permita afirmar que os sais de alumínio presentes em desodorizantes convencionais provocam o desenvolvimento do cancro da mama, constitui uma prova científica da nocividade destes sais em células mamárias."

Poderá ler o artigo original no site da Universidade de Genebra, aqui.

18 de janeiro de 2012

Maquilhagem Essential Care no lançamento da colecção de Inverno da Komodo


A Essential Care foi convidada pela Komodo a apoiar o lançamento da sua colecção de Inverno com a gama de maquilhagem natural, convite aceite de bom grado ou não fosse a Komodo uma empresa ética, de produção de vestuário ecológico, de comércio justo.

Abi Weeds assume-me grande fã do design da Komodo e diz “nós adoramos trabalhar com outras empresas éticas. Através das imagens on line podem ter uma ideia da forma, mas não necessariamente da adorável sensação suave dos tecidos”.

“Tendo vivido e respirado o nascimento da nossa maquilhagem mineral nos últimos 3 anos, foi emocionante ver ganharem vida em rostos reais.”

Abi confessou-se apreensiva ao pensar como se sairia a gama nas mãos de uma maquilhadora profissional habituada a trabalhar com maquilhagem convencional de alta performance - Carol Lopez Reid, mas afirma que esta fez um trabalho brilhante. Tendo até comentado quão agradável foi trabalhar sem besouros esmagados (carmim). Carol adaptou-se lindamente às cores e texturas naturais.

Os batons Marshmallow and Raspberry Coulis (nos 11 e 12) foram os favoritos entre as blogueiras que comentaram a colecção da Komodo.

Para a EcoEscolhas é particularmente aprazível ver a linha de maquilhagem natural recentemente lançada da Essential Care como parte de eventos desta dimensão, o que prova que a sua qualidade e benefícios estão a ser reconhecidos.