Novas pesquisas revelam ligações entre os químicos presentes na maquilhagem e problemas como alergias, artrite, aumento de peso e até infertilidade...
Crescem as preocupações com ligações a problemas musculares, hormonais e envenenamento por metais pesados...Entre as substâncias que estão a causar alarme encontram-se os parabenos, já há muito falados pelos defensores de produtos cosméticos mais saudáveis, metacrilatos, chumbo e cádmio e triclosan.
Esta última, o triclosan, é um agente antibacteriano usado como conservante numa enorme panóplia de produtos, desde brinquedos, têxteis, a produtos de limpeza e de cosmética, incluindo um grande número de batoms. Os últimos estudos ligam o triclosan a problemas cardíacos e musculares, assim como aumentaram os receios de que este químico, muito comum nos produtos antibacterianos, ajuda as bactérias a tornarem-se resistentes aos antibióticos, tornando-se super-bactérias. A pesquisa sugere que o triclosan pode afectar o processo pelo qual os músculos - incluíndo o coração - recebem sinais do cérebro.
Estudos anteriores já haviam encontrado possíveis ligações entre triclosan e problemas de tiroide e fertilidade. Descobriu-se que pode aumentar os níveis de hormonas masculinas nas mulheres, causando sintomas como acne, excesso de peso e de pelos, disfunção menstrual e problemas de fertilidade.
De salientar que este é um ingrediente facilmente substituível, com várias alternativas de custos similares.
Embora a indústria cosmética já tenha vindo a público menosprezar os resultados, o que é certo que finalmente os alertas trazem algum resultado:
A Johnsons&Johnsons, fabricante de vários produtos que contêm este químico, como o elixir Listerine ou o sabão Neutrogena, comprometeu-se agora a retirar o triclosan de todos os seus produtos.
As americanas Environmental Protection Agency e a Federal Drug Administration (semelhante ao Infarmed em Portugal) decidiram abrir nova investigação e avaliação sobre os efeitos deste ingrediente na saúde
humana.
Como se não chegasse para preocupar, surgiram também os resultados de análises levadas a cabo pela FDA e pela canadiana Environmental Defence e que mostram elevados níveis de chumbo, arsénico e outros metais perigosos nos batoms.
Nos últimos testes levados a cabo pela FDA, foi encontrado chumbo nos 400 batoms testados e o valor máximo encontrado mais do que duplicou em comparação com os testes efetuados em 2007. O batom com maior concentração de chumbo foi o Maybelline Color Sensation, na cor Pink Petal, com 7.19 ppm, logo seguido pelo L'Oreal Color Riche, na cor Volcanic, com um resultado de 7.00 ppm! São valores altíssimos tendo em conta a média de concentração encontrada, que foi de 1.11ppm e nos resultados de 2007 nenhum batom tinha excedido o valor de 3ppm. Muito preocupantes são também os valores encontrados no estudo da Environmental Defence: numa base da marca Benefit o valor de chumbo encontrado foi de 110ppm!!!
Embora sejam valores ainda considerados seguros para aplicação nos cosméticos, estes níveis de segurança para um determinado produto não têm em conta o facto de que o batom chega mais facilmente à corrente sanguínea através da boca e dos lábios e hoje em dia a maioria das mulheres usa batom diariamente e aplica várias vezes ao dia, assim como base, blush, sombra, etc, o que faz com que os valores se acumulem. Estima-se que uma mulher que use batom a um nível regular (não diário) terá ingerido cerca de 1,5kg de batom durante um período médio de vida.
De acordo com o Journal of The International Society of Regulatory Toxicology&Pharmacology, as mulheres grávidas e a amamentar são particularmente vulneráveis ao chumbo nos batoms, pois o metal passa através da placenta e para o leite materno, podendo afetar o feto ou o desenvolvimento do bebé.
O que fazer então? Como encontrar alternativas? Alguma maquilhagem mineral pode conter metais pesados devido aos pigmentos minerais que usa na composição, pelo que o ideal é procurar maquilhagem biológica ou natural com certificação, ou maquilhagem convencional que garanta ser livre de metais pesados.
Cabe ainda a todos nós, em face do óbvio desrespeito por parte dos fabricantes, exigir melhores produtos, mais seguros e saudáveis e uma responsabilização por parte de alguns fabricantes no que toca aos produtos que colocam no mercado.
Na nossa loja online:
Batom Biológico de Essential Care Organics - A única linha de maquilhagem com certificação biológica e de comércio justo.
Batom Natural de Benecos - certificado BDIH
Outras marcas aconselhadas: Aveda, Lavera, The Green People
Fontes:
Análises da FDA: http://www.fda.gov/Cosmetics/ProductandIngredientSafety/ProductInformation/ucm137224.htm#expanalyses
Estudo da Environmental Defence:
Essential Care Blog: "Avoiding Heavy Metals":
The Daily Mail, "Can your Lipstick give you heart problems?"