27 de outubro de 2011

Go Green

A situação do planeta a nível ambiental é alvo, desde há muito tempo, de elevada preocupação e especulações várias. De facto, não necessários relatórios científicos para comprovar-mos por nós próprios que o impacto humano sobre os recursos naturais é enorme.

A verdade é que embora pequena parte da população mundial esteja já sensibilizada para estas questões, a maioria tem comportamentos indiscriminadamente poluentes, o que além de contribuir para a  degradação da situação actual, compromete em larga escala as gerações vindouras.

O ser humano é, sem margem para dúvidas, o animal racional mais irracional à face da Terra, o preço desta irracionalidade é incalculável. O que poderemos então fazer para tornar o planeta um lugar mais aprazível para viver em harmonia com a biosfera, sem prejudicar a nossa saúde e ainda poupar?
Eis algumas dicas de como pode tornar-se mais “verde”, por si, pelo mundo e pelos que virão:

·        Poupar água
o   Aproveite a água da chuva para regar as plantas e encher o autoclismo
o   Instale redutores de caudal em todas as torneiras e chuveiro
o   Verifique todas as torneiras e conserte as que eventualmente perdem água
o   Instale um filtro para filtrar água potável para consumo, evitando assim a compra de água engarrafada
o   Opte por duche ao invés de banho de imersão
o   Não lave a loiça com a água a correr, prefira a máquina de lavar loiça ou encha o lava loiças e ainda assim poupará muito

·        Poupar energia
o   Aquando a aquisição de electrodomésticos novos, prefira os de classe A ou A+
o   Use fichas com possibilidade de ligar várias tomadas, assim apenas desligando um botão evitará que os aparelhos fiquem no modo standby
o   Prefira lâmpadas economizadoras às convencionais
o   Lave a roupa na máquina com água fria

      ·        Poupar o ambiente
o   Faça a separação do lixo
o   Prefira embalagens recicladas e recicláveis
o   Reutilize embalagens
o   Diga não aos sacos de plásticos
o   Adopte um saco de pano para as suas compras
o   Prefira cosméticos e produtos de higiene naturais e biológicos
o   Converta-se à agricultura biológica e cultive alguns alimentos no quintal
o   Esqueça os ambientadores comuns e adopte um natural (flores secas com óleos essenciais, jarra de vidro com essências naturais e paus de bambu)
o   Faça você mesmo alguns produtos de limpeza recorrendo a elementos naturais (ex: vinagre)
o   Prefira detergentes ecológicos e biodegradáveis

Fazer a diferença, está nas suas mãos!

21 de outubro de 2011

Natracare - higiene íntima natural e ética desde 1989

A Natracare

A Natracare nasceu em 1989 pelas mãos de Susie Hewson que, chocada pela indiferença das marcas de produtos de higiene feminina face aos malefícios da dioxina para a saúde e o ambiente, começou por desenvolver os seus próprios tampões e pensos, explorando e pesquisando matérias-primas que constituíssem uma solução viável e funcional.

A marca apoia a conservação dos recursos naturais da Terra, utilizando apenas matérias-primas orgânicas e naturais, derivados de plantas, materiais renováveis e biodegradáveis, com vista não só mas também à minimização da pegada ecológica. É uma empresa ética, cujo compromisso ambiental é reafirmado por se tratar da primeira marca a conseguir validação científica.

Actualmente a Natracare conta com uma variedade de produtos exclusivamente dedicada à mulher, mamã e bebé:

Tampões:
Ideais assegurar maior higiene. Certificados pela Soil Association, elaborados com algodão 100% biológico.
·         Tampões de algodão biológico com aplicador
·         Tampões de algodão biológico sem aplicador


Pensos higiénicos naturais:
Promovem a segurança necessária de forma natural e amiga do ambiente. Sem super absorventes de poliacrilato. Com celulose de madeira macia e algodão biológico, os pensos contém uma barreira antifugas à base de amido de milho sem OGM.    
·         Pensos tradicionais Maxi sem alas
·         Pensos Ultra Finos com e sem alas



Pensos diários:
Para a higiene feminina diária. Elaborados a partir de materiais naturais e sustentáveis e algodão biológico certificado, sem super absorventes de poliacrilato, feito de matérias 74% renováveis.
·         Pensinho diário mini
·         Pensinho diário tanga com alas
·         Pensinho diário anatómico
·         Pensinho diário ultra fino



Cuidados maternos:
Uma escolha saudável para a mamã, elaborada a partir de materiais puros.
·         Pensos maternos (durante a gravidez e pós parto)
·         Discos de amamentação (durante a amamentação)



Pensos naturais de incontinência:
Suaves e discretos, os pensos seca e leve são feitos de materiais naturais e sustentáveis, são os primeiros pensos a usar bio-plásticos à base de plantas.

Toalhetes de algodão biológico:
Totalmente biodegradáveis e enriquecidos com óleos essenciais biológicos, ingredientes à base de plantas, com sistema de conservação natural.
·         Toalhetes íntimos
·         Toalhetes para bebés

Todos os tampões, pensos e toalhetes são biodegradáveis e os pensos compostáveis sob certas condições. Os produtos Natracare são isentos de perfume, plásticos ou sintéticos, totalmente livres de cloro (TCF) e embalados de forma a produzir o menor impacto possível sobre o ambiente, a partir de cartão e polietileno reciclado (no caso dos toalhetes).


A EcoEscolhas dá agora a oportunidade de experimentar os produtos Natracare através de amostras grátis, para isso basta que nos diga se já usou ou gostaria de experimentar e porquê. Os primeiros 15 comentários serão premiados. Este pode ser o passo inicial para o começo de uma higiene íntima mais saudável e ecológica. Participe!

19 de outubro de 2011

Endometriose e os tampões e pensos convencionais

Se nunca pensou acerca do impacto que a utilização de pensos e tampões convencionais tem sobre a sua saúde e o meio ambiente preste atenção ao que se segue.

De acordo com a Endometriosis Association, a endometriose é uma doença hormonal e imunológica em que o tecido que reveste o útero (endométrio), se desenvolve fora deste, geralmente no abdómen, nos ovários, trompas de falópio e nos ligamentos que sustentam o útero bem como em outras partes do corpo. É uma das principais causas de dor pélvica e pode inclusivamente levar à infertilidade, histerectomia e a maior risco de desenvolver certos tipos de cancro. A dioxina é directamente correlacionada com o aumento da incidência de endometriose. Esta doença afecta milhões de mulheres e raparigas em todo o mundo, sendo que nos Estados Unidos já chega a afectar cerca de 20% das mulheres em idade fértil.

Em que medida é possível relacionar a endometriose com a utilização de tampões e pensos convencionais? A resposta está directamente ligada à dioxina, composto químico tóxico que consiste num subproduto resultante do branqueamento com cloro e/ou do plástico. Além de ser extremamente nociva para o meio ambiente, a dioxina é um conhecido cancerígeno que tem sido associado a outros problemas de saúde como por exemplo a endometriose.

A colocação e retirada do tampão implica a perda de fibras que ficam retidas no organismo. Os tampões comuns feitos maioritariamente de rayon (fibra sintética ou artificial) com pouca percentagem de algodão ou 100% de rayon foram os que mais demonstraram perda de fibras. Esta ficou provada em citologias, uma vez que as enfermeiras precisavam extraí-las para conseguir recolher uma amostra isenta. O problema que inicialmente foi negado por fabricantes, foi rapidamente “mascarado” através  da utilização de polipropileno (derivado do petróleo, não biodegradável), de modo a formar um invólucro em torno dos tampões, prevenindo assim que as fibras se soltem, o que porém não erradicou o problema. Os tampões convencionais contém a dioxina resultante de rayon branqueado.

Nos pensos convencionais são usados absorventes de poliacrilato (derivado do petróleo), em forma de cristais que absorvem o líquido transformando-o em gel. Isto levanta além de questões ambientais severas, problemas de saúde como a irritação da pele.

Toneladas de pesticidas e herbicidas são pulverizados na cultura de algodão convencional, cujos resíduos podem contaminar os absorventes com efeitos cancerígenos, hormonais ou ao nível do sistema nervoso. Infelizmente, existem mais enfermidades potencialmente causadas pelo uso de tampões, sendo exemplo o síndrome de choque tóxico.

Em alternativa ao conjunto de produtos presente no mercado, a EcoEscolhas seleccionou a Natracare enquanto marca segura de artigos de higiene íntima. Todos os produtos Natracare são totalmente isentos de cloro, não testados em animais, biodegradáveis (entre 95 a 100%), isentos de plásticos, superabsorventes de poliacrilato, derivados de petróleo, ingredientes sintéticos e perfumes.

Compreende uma vasta gama de produtos à base de algodão 100% biológico e celulose natural e sustentável de florestas de manutenção ecológica, desde tampões a toalhitas de bebé, todos certificados por entidades acreditadas, nomeadamente a exigente Soil Association.
A Natracare usa o método TCF (totalmente isento de cloro), um processo de branqueamento à base de oxigénio para purificar os seus produtos, totalmente inócuo para a saúde e ambiente. Este método exclui o uso de cloro produtor de dioxina.
Para mais informações acerca dos produtos Natracare por favor visite a nossa loja ou em www.natracare.com.

É importante ter presente que os tampões, principalmente, estão em contacto directo com uma das zonas mais sensíveis do nosso corpo. Numa era de informação privilegiada não será difícil discernir o que é melhor para si, para a sua saúde e para o ambiente. 

17 de outubro de 2011

Uma questão económica, ética ou de saúde pública?

De há uns anos a esta parte o crescimento do uso de produtos naturais tem sido notório, o que terá levado muitas marcas a alterar formulações ou fazerem valer-se de alguns ingredientes naturais e ou biológicos como oportunidade de negócio.

Os rótulos verdes ganham cada vez mais adeptos pois além de extremamente apelativos são muitas vezes tidos como voto de confiança. Muito dificilmente o consumidor comum fará uma avaliação exaustiva dos rótulos para que tenha a plena consciência daquilo que se prepara para usar, nesse sentido, as falsas marcas verdes tomam partido da falta de informação, do desconhecimento face aos mais diversos ingredientes e os seus possíveis efeitos na saúde mas sobretudo da ausência de regulamentação neste âmbito.

A verdade é que não estão a infringir a lei, em primeiro lugar porque não existe regulamentação para cosméticos naturais pelo que nenhuma lei obriga a que respeitem determinadas percentagens de ingredientes naturais e biológicos, quanto muito infringem o código ético fazendo sobressair princípios activos, um ou outro componente natural ou orgânico, quando a maior percentagem de ingredientes são de origem sintética.

Quais são então as consequências? Forte cepticismo face a produtos naturais, desconfiança em relação a marcas fidedignas e ou certificadas, mas mais grave é certamente o consumidor estar certo de que está a adquirir um produto saudável, não prejudicial à saúde, e é exactamente o oposto.

Importa salientar que não existe uma barreira intransponível entre o consumidor e os rótulos e que estes, ao contrário do que muitas vezes parece não são indecifráveis. A leitura da composição dos produtos é um passo essencial para uma escolha segura. Uma simples pesquisa pode esclarecer muitas dúvidas e trazer conhecimento.

*O relatório Technical Insights, preparado por um químico com mais de 20 anos de experiência na formulação de cosméticos visa clarificar a confusão em torno de cosméticos naturais e orgânicos, averiguando até que ponto é verdadeiro o marketing praticado por várias marcas.
Foram seleccionadas e examinadas mais de 50 marcas de acordo com as suas composições de ingredientes. As marcas foram avaliadas de biológicas certificadas (9-10), cosméticos naturais puros (5-7), semi natural (3), naturalmente inspiradas (2) a cosméticos convencionais (1).
O relatório permitiu atestar que algumas marcas vivem de falsas alegações de marketing, sendo que apresentam formulações cosméticas convencionais. Ingredientes como conservantes sintéticos e surfactantes são encontrados em produtos que se dizem 100% naturais, ao passo que alguns cosméticos biológicos tão pouco atingem standards naturais.
Sem surpresa, os produtos mais autênticos são os certificados por organismos competentes reconhecidos, que assumem padrões de exigência aos quais as marcas obedecem.

Na EcoEscolhas a transparência da informação que prestamos é palavra de ordem, orgulhamo-nos da conduta que optámos seguir e é nela que encaminhamos todas as direcções e quando abrimos excepções asseguramo-nos de que são as mais eticamente saudáveis de entre as existentes.


14 de outubro de 2011

A Essência EcoEscolhas


A EcoEscolhas nasceu pela necessidade de encontrar e disponibilizar alternativas saudáveis e ecológicas face aos vários produtos convencionais usados diariamente.  

Procuramos assumir uma postura ética, não apenas através da selecção de marcas e produtos que sejam reflexo de total respeito por factores como a saúde, o meio ambiente e os animais, mas também optando preferencialmente por produtos fabricados em Portugal ou na União Europeia reduzindo assim a transmissão de gases nocivos ao ambiente resultantes do transporte dos mesmos; bem como o apoio a diversas causas sociais.


Um dos objectivos da EcoEscolhas é tentar oferecer uma vasta variedade de produtos, destinados aos mais variados fins com a garantia de que todos são testados por nós e cuidadosamente estudados antes de serem comercializados. Embora tentemos sempre ter em consideração os preços, privilegiamos a qualidade e os ideais pelos quais nos regemos, não comprometendo assim os nossos padrões de exigência e selecção por um preço mais baixo.

É com gosto que assumimos o compromisso de prestar todo o apoio necessário ao cliente pré e pós venda, tal como o esclarecimento de eventuais dúvidas e aconselhamento face às suas necessidades. Procuramos o equilíbrio e queremos ajudá-lo a encontrar o seu.


Na EcoEscolhas poderá encontrar um amplo leque de marcas e produtos, desde cosmética biológica, onde se incluem produtos de higiene pessoal e cosmética, a produtos de limpeza, têxteis entre outros, a preços competitivos e promoções constantes.


O blog EcoEscolhas visa no fundo criar uma ponte de informação relacionada com os conceitos natural, biológico e ecológico, por forma a desmistificá-los, interpretá-los e compreendê-los de maneira correcta. Além disso, cabe-nos criar um ponto interactivo de partilha de opiniões sobre esta matéria.

Existe sempre mais alguma coisa que pode fazer por si e pelo mundo ao seu redor. Dar o exemplo é tomar uma atitude. Cuide de si, naturalmente.