20 de dezembro de 2011

Escolhas ECO para o Natal

O mês de Dezembro é um mês em que se verifica maior consumo. A EcoEscolhas, ciente das dificuldades que o país atravessa que indubitavelmente afectam todos, propõe consumo responsável, biológico e amigo do ambiente. Como tal, seleccionámos para si vários artigos, para que possa tornar o seu e o Natal daqueles que o rodeiam mais “verde”.

Na nossa loja poderá encontrar vários packs e produtos para toda a família:

Pack especial Nafha – conheça a nossa nova marca através deste pack composto por leite desmaquilhante, creme esfoliante e água de rosas, a um preço muito especial. Um verdadeiro deleite para os sentidos.

Pack maquilhagem bio Essential Care – que tal um miminho para si mesma ou para oferecer? Três produtos essenciais à rotina de maquilhagem, num pack composto por batom biológico, máscara de pestanas bio e lápis de olhos e lábios mineral e bio. Sinta-se ainda mais bela, naturalmente!

Pack especial Inverno Essential Care – porque no Inverno é imperativo dar especial atenção à pele, sugerimos este pack composto por bálsamo de calêndula multiusos e bálsamo labial biológico, para um sorriso mais luminoso nesta época festiva.

Pack para ele Green People – e porque nem só as senhoras gostam de cuidar da sua aparência e saúde da pele, seleccionámos um conjunto de produtos específicos para homem – gel de barbear, esfoliante facial e sérum reparador, com todas as potencialidades da cosmética bio.

Pack bebé Essential Care – um presente ideal para bebés isento de químicos potencialmente nocivos. Porque a pele do bebé é extremamente sensível, nada mais lógico do que cuidá-la com produtos especiais pensados exclusivamente para bebé. Pack composto por óleo biológico de massagem, gel de banho e champô suave, vaporizador calmante biológico, bálsamo suavizante, toalhinha de rosto de algodão biológico e amostras da loção reparadora para bebé.

Garrafas H2Onya – faz ideia da quantidade de plástico que utiliza durante toda a vida ao comprar água engarrafada? Provavelmente não. Mas imagine essa quantidade multiplicada por milhões, consegue agora ter uma noção, ainda que vaga dos recursos necessários, das emissões de CO2 e dos biliões de embalagens que daí advêm? As garrafas reutilizáveis Onya são uma excelente alternativa de poupança inclusivamente. Estão disponíveis em cores e tamanhos para todos os gostos. Este pode ser o primeiro passo, muito importante para se tornar ecologicamente correcto. Use, abuse e ofereça garrafas reutilizáveis, o ambiente agradece!

Sacos de compras reutilizáveis Onya – conhece alguém que ainda aceita sacos de plástico quando vai às compras? Tem o Natal como pretexto para alertar para esta questão, ao oferecer um saco reutilizável consegue transmitir a mensagem e evitar que os seus familiares e amigos continuem a usar os tão poluentes sacos de plástico. Vai concerteza fazer uma enorme diferença!

Ao oferecer produtos responsáveis, inócuos para a saúde e criados sob total respeito pelo ambiente, está a contribuir para um mundo mais saudável.

E uma vez que do Natal resultam sempre grandes quantidades de papel, muitas vezes não reutilizável devido ao uso de fita cola, criando assim resíduos desnecessários, desafiamo-lo a dar largas à imaginação e criar embrulhos ecológicos.
Como sugestão, apresentamos o wrapagami, uma técnica de embrulho com tecido, inspirada na técnica japonesa conhecida como furoshiki. Sem agrafos, colas, apenas dando uma vida nova a tecidos que já não usa, embrulhando presentes de todas as formas e feitios a partir de dobras e nós, permitindo tornar os seus presentes originais e memoráveis.





Assim, acreditamos que esta ideia servirá de inspiração a familiares e amigos criando um ciclo de partilha de tecidos e uma nova colecção a cada ano que passa de pessoa para pessoa, apenas com uma atitude completamente ecológica e inovadora.

Poderá também optar por dar vida a folhas de jornais e revistas e fazer belos embrulhos. Ou optar por utilizar papel kraft, cuja produção é menos poluente pois não passa pelo processo de branqueamento, e adorná-lo com fitas de cetim, de tecido ou mesmo as fitas que reservou do ano anterior. A imaginação é o limite!

E para se habilitar a um presente Bentley Organic, partilhe connosco os seus embrulhos ecológicos através de fotos ou vídeos na nossa página do Facebook. Os dois embrulhos mais originais serão os contemplados.

Sugerimos ainda que confira as nossas promoções, descontos até 50% em diversos produtos, e como prenda de Natal antecipada oferecemos-lhe pontos a dobrar, a serem convertidos posteriormente em vales de desconto e ainda oferecemos os portes de envio para a primeira encomenda de novos clientes e para encomendas superiores a 50 euros.

A EcoEscolhas deseja-lhe Festas Felizes e Ecológicas!

6 de dezembro de 2011

Nafha - Cosmética Chic & Bio-Ética



Nafha é uma marca francesa de cosméticos naturais e biológicos que nasceu da paixão pela tradição oriental e o desejo por parte dos seus fundadores de promover uma economia de solidariedade. Certificada pela Ecocert, exibe ainda o rótulo Cosmebio.


NAFHA conjuga o glamour e o natural do Oriente com o modo de vida Ocidental, à base de cremes fortemente concentrados em activos Bio. Nos dias de hoje, a NAFHA escreve uma história sustentável. Ela defende uma beleza natural e ética acessível.

Defende o desenvolvimento sustentável, investe na vida económica e social das regiões produtoras de matérias primas. De forte consciência ética, a Nafha assume uma filosofia humanística, que passa não apenas por ouvir as necessidades das pessoas mas também pelo total respeito pelos seus funcionários.
Sensível às dificuldades vividas em Marrocos doa 1% do volume de negócios à associação Al Mahabba que apoia o desenvolvimento da comunidade rural de Aghraise (aldeia onde é produzido o óleo de argão utilizado pela Nafha). Esta associação promove alfabetização e aprendizagem a três gerações de mulheres: crianças, mães e avós.

A Nafha foi a primeira marca a ver toda a sua gama premiada no Guia Francês dos Melhores Cosméticos (Guide des Meilleures Cosmetiques Français 2011-2012)
Conheça os produtos Nafha em www.essenciadomundo.com.

21 de novembro de 2011

Semana Bio 2011

Está a decorrer a Semana Nacional da Agricultura Biológica 2011, de 18 a 27 de Novembro, com a organização da INTERBIO e visa, no fundo, prestar informação aos consumidores, nomeadamente processos de produção, controlo e comercialização, bem como as vantagens associadas ao consumo de produtos biológicos.

Poderá contar com uma semana repleta de actividades, tais como palestras, visitas a produtores, degustações, entre outras, por todo o país. Todos podem participar na Semana Bio, desde produtores a comerciantes, restaurantes a instituições de ensino e mesmo cidadãos/consumidores.

Aproveite a Semana Bio da melhor maneira possível, esclareça-se, debata, prove. Se ainda tem dúvidas, esta é a oportunidade ideal para as dissipar. Veja aqui o programa a nível nacional.
O nosso contributo passa pela criação de promoções especiais em produtos biológicos e disponibilização de amostras nas lojas aderentes.

Promoções: 10% de desconto em vários produtos Essential Care
Bentley Organic: oferta de um produto mini na compra de um produto de tamanho normal
Packs Especiais: packs de produtos biológicos a preço muito especial para que possa experimentar

Lojas Aderentes:
Lisboa:
Brio Chiado e Brio Campo de Ourique: www.brio.pt
Porto:
Quintal Bioshop: www.quintalbioshop.com
Mercatu: www.mercatu.net
Matosinhos:
Oeiras:
Fusões da Natureza: www.fusoesdanatureza.com
Vila Nova de Gaia:
Cantinho das Aromáticas: www.cantinhodasaromaticas.pt
Trancoso:
Naturlino: Rua dos Cavaleiros, 10A 6420 Trancoso

Ainda durante a Semana Bio: Lançamento da Maquilhagem Mineral Bio da Essential Care e da Nafha – cosmética bio-ética certificada.

14 de novembro de 2011

Produto Certificado? Porquê?

A importância da certificação

Tendo em conta que não existem normas legais para cosméticos naturais e biológicos e como tal cada marca pode efectivamente apelar a estes conceitos quase de forma indiscriminada, é importante perceber o que pode ajudar-nos a fazer escolhas seguras e conscientes. O mercado está repleto de produtos que usam a palavra "natural" e "bio" e que na maioria da sua composição têm ingredientes sintéticos e até suspeitos. Colocam uma percentagem ínfima de ingredientes naturais e apresentam-se ao consumidor de forma enganosa.

Há várias entidades independentes de certificação biológica. Existem várias na União Europeia, cada uma estabelece standards mais ou menos rigorosos e dão ao consumidor a garantia da qualidade dos produtos. A título de exemplo:


BDIH – organismo alemão de certificação de produtos naturais, os produtos certificados por este organismo utilizam matérias primas naturais e orgânicas de acordo com directrizes ambientais rígidas, no entanto é possível que produtos que ostentam este selo não contenham ingredientes orgânicos. Os fabricantes devem ser socialmente responsáveis e apoiar o comércio justo.

Cosmebio – organismo de certificação francês, estabelece para produtos com o selo BIO um mínimo de 10% de ingredientes orgânicos, 95% de ingredientes de origem natural certificados de acordo com a lista de ingredientes e permite um máximo de 5% de ingredientes de origem sintética.

Ecocert – organismo de certificação francês, estabelece que no mínimo 10% do produto total em peso deve ser orgânico e um mínimo de 95% para ingredientes de origem natural, permite o máximo de 5% de ingredientes de origem sintética.

ICEA – organismo de certificação italiano, mantém uma extensa lista de ingredientes não permitidos mas não estabelece uma percentagem mínima para ingredientes orgânicos.

Nature et Progrès – organismo de certificação francês, estabelece um mínimo 95% de ingredientes orgânicos certificados, sendo que os restantes 5% devem ser de origem orgânica mas não necessariamente certificados.

Soil Association – organismo de certificação inglês, estabelece um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos para produtos orgânicos e 70% para produtos feitos com ingredientes orgânicos (x%).

Em comum todos os organismos proíbem a utilização de OGM (organismos geneticamente modificados) bem como os testes em animais. De facto, facilmente se identificam as entidades mais exigentes, a Nature et Progrès e a Soil Association são de longe as que estabelecem padrões mais altos e portanto os produtos por elas certificados tendem a ser os mais puros para a saúde e ambiente.

A certificação COSMOS foi desenvolvida a nível europeu no sentido de definir requisitos comuns para cosméticos naturais e orgânicos, cujos fundadores são a BDIH, a Cosmebio, a Ecocert, a ICEA e a Soil Association.
Por forma a estimular processos de produção e consumo sustentáveis, a COSMOS baseia-se fundamentalmente em algumas regras orientadoras seguindo os princípios da prevenção e segurança desde a produção de matérias primas à distribuição dos produtos, são exemplo:
  • o respeito pela biodiversidade e a promoção do uso de ingredientes provenientes de agricultura biológica
  • o respeito pelo meio ambiente utilizando os recursos naturais de modo responsável
  • utilizar processos de fabricação inócuos para a saúde e ambiente. 
    O consumidor é diariamente bombardeado com inúmeras marcas que se assumem naturais e ou biológicas, sobre as quais deve obter informações fidedignas para comprovar a sua credibilidade. Para tal, um selo de certificação pode fazer enorme diferença pois dita a qualidade do produto, através de rigorosas avaliações e testes. Porém, é necessária atenção relativamente aos selos e logotipos, pois há marcas que colocam selos dizendo “com ingredientes certificados” mas não têm certificação oficial, não nos permitindo comprovar a veracidade da afirmação e ao mesmo tempo induzindo em erro os consumidores.
Exija produtos certificados, é a sua forma de contribuir para a melhoria da qualidade da oferta!

8 de novembro de 2011

Preparar a Pele para o Inverno

É sabido que o Inverno e o Verão são as estações mais agressivas para a pele. Num momento em que nos preparamos para receber o Inverno é de extrema importância adoptar, além dos cuidados diários, alguns cuidados especiais.

A pele é o maior órgão do corpo e nem só a alimentação se reflecte na sua saúde como tudo o que nela colocamos. Sem descurar os cuidados básicos, que se revelam fulcrais à saúde da pele, uns miminhos ocasionais irão reforçar o seu estado e beleza.

Limpar, tonificar e hidratar são passos essenciais, a ter diariamente, de acordo com o seu tipo de pele. O que mais pode fazer pela sua pele?
No Inverno a tendência natural é ingerir menor quantidade de líquidos, no entanto, a água é elemento fundamental à hidratação da pele pelo que deve ingerir a mesma quantidade ou mais, podendo optar por bebidas quentes como chás. Os banhos quentes embora reconfortantes secam demasiado a pele sendo aconselhável evitá-los. É ainda muito importante não esquecer a protecção solar mesmo nas estações mais frias.

Esfoliar uma a duas vezes por semana, fazer uma máscara purificante, hidratante ou nutritiva, dar atenção especial às zonas mais secas do corpo, são apenas alguns exemplos de como atenuar os efeitos da estação.

A EcoEscolhas sugere a linha de cuidados Essential Care, enquanto marca prestigiada de produtos biológicos certificados, uma das mais puras presentes no mercado:






A esfoliação, a ser feita uma a duas vezes por semana remove as células mortas tornando a pele receptiva à hidratação. O esfoliante de côco é 100% biológico, detentor de vários prémios alia os benefícios do óleo de côco e manteiga de cacau biológicos aos cristais de cana de açúcar gentilmente esfoliantes, para uma pele suave, limpa e desintoxicada.

As zonas mais secas do corpo exigem cuidados redobrados, como tal, além da hidratação do corpo deve proporcionar-lhes nutrição extra para que não se ressintam. O creme ultra rico biológico é, tal como o nome indica extremamente rico, é absorvido profundamente e apoia a barreira protectora da pele. Ideal para pele muito seca e sensível, mesmo para problemas como eczema e psoríase. Adequado também para o rosto e contorno de olhos.

Para a hidratação de todo o corpo a EcoEscolhas sugere a loção rica corpo & mãos. Suaviza e hidrata até a pele muito seca e gretada. É uma loção de rápida absorção, com manteiga de karitê nutritiva e hidratante, óleos suavizantes de folha de aloé, oliveira e sésamo, com propriedades nutritivas e antioxidantes.






Para os cuidados do rosto, seleccionamos alguns produtos especiais:

A máscara purificante de menta 2 em 1 limpa, esfolia e tonifica a pele, revelando uma tez macia. Indicada para todos os tipos de pele com diferentes instruções de uso, é ideal para pele oleosa. Remove as impurezas desobstruindo os poros e estimula a micro circulação através da suave esfoliação.

Um mimo para a pele, o sérum superconcentrado de frutos biológico é rico em antioxidantes e ácidos gordos essenciais potencializando a protecção contra os danos provocados pelos radicais livres. Promove a regeneração das células. É indispensável para uma pele radiante. 100% natural e biológico.

A pele dos lábios é das mais sensíveis do rosto pelo que deve ser bem hidratada diariamente, várias vezes. A Essential Care sugere o bálsamo labial. Bálsamo de longa duração, é uma saborosa e nutritiva mistura de cera de abelha, manteiga de karitê e óleos essenciais de côco e laranja. Hidrata, repara e protege durante todo o ano. Excelente para colocar antes do batom. 100% natural e biológico.

Sem esquecer a rotina diária de beleza, acreditamos que com esta nossa selecção de produtos a sua pele estará preparada para o Inverno e que se sentirá ainda melhor para o enfrentar.

Conheça toda a gama Essential Care na nossa loja e surpreenda-se com a variedade e qualidade dos produtos. Use o código ECInverno e tenha 10% de desconto nos produtos de rosto e corpo na loja online. Oferta válida até 15 de Novembro de 2011.

27 de outubro de 2011

Go Green

A situação do planeta a nível ambiental é alvo, desde há muito tempo, de elevada preocupação e especulações várias. De facto, não necessários relatórios científicos para comprovar-mos por nós próprios que o impacto humano sobre os recursos naturais é enorme.

A verdade é que embora pequena parte da população mundial esteja já sensibilizada para estas questões, a maioria tem comportamentos indiscriminadamente poluentes, o que além de contribuir para a  degradação da situação actual, compromete em larga escala as gerações vindouras.

O ser humano é, sem margem para dúvidas, o animal racional mais irracional à face da Terra, o preço desta irracionalidade é incalculável. O que poderemos então fazer para tornar o planeta um lugar mais aprazível para viver em harmonia com a biosfera, sem prejudicar a nossa saúde e ainda poupar?
Eis algumas dicas de como pode tornar-se mais “verde”, por si, pelo mundo e pelos que virão:

·        Poupar água
o   Aproveite a água da chuva para regar as plantas e encher o autoclismo
o   Instale redutores de caudal em todas as torneiras e chuveiro
o   Verifique todas as torneiras e conserte as que eventualmente perdem água
o   Instale um filtro para filtrar água potável para consumo, evitando assim a compra de água engarrafada
o   Opte por duche ao invés de banho de imersão
o   Não lave a loiça com a água a correr, prefira a máquina de lavar loiça ou encha o lava loiças e ainda assim poupará muito

·        Poupar energia
o   Aquando a aquisição de electrodomésticos novos, prefira os de classe A ou A+
o   Use fichas com possibilidade de ligar várias tomadas, assim apenas desligando um botão evitará que os aparelhos fiquem no modo standby
o   Prefira lâmpadas economizadoras às convencionais
o   Lave a roupa na máquina com água fria

      ·        Poupar o ambiente
o   Faça a separação do lixo
o   Prefira embalagens recicladas e recicláveis
o   Reutilize embalagens
o   Diga não aos sacos de plásticos
o   Adopte um saco de pano para as suas compras
o   Prefira cosméticos e produtos de higiene naturais e biológicos
o   Converta-se à agricultura biológica e cultive alguns alimentos no quintal
o   Esqueça os ambientadores comuns e adopte um natural (flores secas com óleos essenciais, jarra de vidro com essências naturais e paus de bambu)
o   Faça você mesmo alguns produtos de limpeza recorrendo a elementos naturais (ex: vinagre)
o   Prefira detergentes ecológicos e biodegradáveis

Fazer a diferença, está nas suas mãos!

21 de outubro de 2011

Natracare - higiene íntima natural e ética desde 1989

A Natracare

A Natracare nasceu em 1989 pelas mãos de Susie Hewson que, chocada pela indiferença das marcas de produtos de higiene feminina face aos malefícios da dioxina para a saúde e o ambiente, começou por desenvolver os seus próprios tampões e pensos, explorando e pesquisando matérias-primas que constituíssem uma solução viável e funcional.

A marca apoia a conservação dos recursos naturais da Terra, utilizando apenas matérias-primas orgânicas e naturais, derivados de plantas, materiais renováveis e biodegradáveis, com vista não só mas também à minimização da pegada ecológica. É uma empresa ética, cujo compromisso ambiental é reafirmado por se tratar da primeira marca a conseguir validação científica.

Actualmente a Natracare conta com uma variedade de produtos exclusivamente dedicada à mulher, mamã e bebé:

Tampões:
Ideais assegurar maior higiene. Certificados pela Soil Association, elaborados com algodão 100% biológico.
·         Tampões de algodão biológico com aplicador
·         Tampões de algodão biológico sem aplicador


Pensos higiénicos naturais:
Promovem a segurança necessária de forma natural e amiga do ambiente. Sem super absorventes de poliacrilato. Com celulose de madeira macia e algodão biológico, os pensos contém uma barreira antifugas à base de amido de milho sem OGM.    
·         Pensos tradicionais Maxi sem alas
·         Pensos Ultra Finos com e sem alas



Pensos diários:
Para a higiene feminina diária. Elaborados a partir de materiais naturais e sustentáveis e algodão biológico certificado, sem super absorventes de poliacrilato, feito de matérias 74% renováveis.
·         Pensinho diário mini
·         Pensinho diário tanga com alas
·         Pensinho diário anatómico
·         Pensinho diário ultra fino



Cuidados maternos:
Uma escolha saudável para a mamã, elaborada a partir de materiais puros.
·         Pensos maternos (durante a gravidez e pós parto)
·         Discos de amamentação (durante a amamentação)



Pensos naturais de incontinência:
Suaves e discretos, os pensos seca e leve são feitos de materiais naturais e sustentáveis, são os primeiros pensos a usar bio-plásticos à base de plantas.

Toalhetes de algodão biológico:
Totalmente biodegradáveis e enriquecidos com óleos essenciais biológicos, ingredientes à base de plantas, com sistema de conservação natural.
·         Toalhetes íntimos
·         Toalhetes para bebés

Todos os tampões, pensos e toalhetes são biodegradáveis e os pensos compostáveis sob certas condições. Os produtos Natracare são isentos de perfume, plásticos ou sintéticos, totalmente livres de cloro (TCF) e embalados de forma a produzir o menor impacto possível sobre o ambiente, a partir de cartão e polietileno reciclado (no caso dos toalhetes).


A EcoEscolhas dá agora a oportunidade de experimentar os produtos Natracare através de amostras grátis, para isso basta que nos diga se já usou ou gostaria de experimentar e porquê. Os primeiros 15 comentários serão premiados. Este pode ser o passo inicial para o começo de uma higiene íntima mais saudável e ecológica. Participe!

19 de outubro de 2011

Endometriose e os tampões e pensos convencionais

Se nunca pensou acerca do impacto que a utilização de pensos e tampões convencionais tem sobre a sua saúde e o meio ambiente preste atenção ao que se segue.

De acordo com a Endometriosis Association, a endometriose é uma doença hormonal e imunológica em que o tecido que reveste o útero (endométrio), se desenvolve fora deste, geralmente no abdómen, nos ovários, trompas de falópio e nos ligamentos que sustentam o útero bem como em outras partes do corpo. É uma das principais causas de dor pélvica e pode inclusivamente levar à infertilidade, histerectomia e a maior risco de desenvolver certos tipos de cancro. A dioxina é directamente correlacionada com o aumento da incidência de endometriose. Esta doença afecta milhões de mulheres e raparigas em todo o mundo, sendo que nos Estados Unidos já chega a afectar cerca de 20% das mulheres em idade fértil.

Em que medida é possível relacionar a endometriose com a utilização de tampões e pensos convencionais? A resposta está directamente ligada à dioxina, composto químico tóxico que consiste num subproduto resultante do branqueamento com cloro e/ou do plástico. Além de ser extremamente nociva para o meio ambiente, a dioxina é um conhecido cancerígeno que tem sido associado a outros problemas de saúde como por exemplo a endometriose.

A colocação e retirada do tampão implica a perda de fibras que ficam retidas no organismo. Os tampões comuns feitos maioritariamente de rayon (fibra sintética ou artificial) com pouca percentagem de algodão ou 100% de rayon foram os que mais demonstraram perda de fibras. Esta ficou provada em citologias, uma vez que as enfermeiras precisavam extraí-las para conseguir recolher uma amostra isenta. O problema que inicialmente foi negado por fabricantes, foi rapidamente “mascarado” através  da utilização de polipropileno (derivado do petróleo, não biodegradável), de modo a formar um invólucro em torno dos tampões, prevenindo assim que as fibras se soltem, o que porém não erradicou o problema. Os tampões convencionais contém a dioxina resultante de rayon branqueado.

Nos pensos convencionais são usados absorventes de poliacrilato (derivado do petróleo), em forma de cristais que absorvem o líquido transformando-o em gel. Isto levanta além de questões ambientais severas, problemas de saúde como a irritação da pele.

Toneladas de pesticidas e herbicidas são pulverizados na cultura de algodão convencional, cujos resíduos podem contaminar os absorventes com efeitos cancerígenos, hormonais ou ao nível do sistema nervoso. Infelizmente, existem mais enfermidades potencialmente causadas pelo uso de tampões, sendo exemplo o síndrome de choque tóxico.

Em alternativa ao conjunto de produtos presente no mercado, a EcoEscolhas seleccionou a Natracare enquanto marca segura de artigos de higiene íntima. Todos os produtos Natracare são totalmente isentos de cloro, não testados em animais, biodegradáveis (entre 95 a 100%), isentos de plásticos, superabsorventes de poliacrilato, derivados de petróleo, ingredientes sintéticos e perfumes.

Compreende uma vasta gama de produtos à base de algodão 100% biológico e celulose natural e sustentável de florestas de manutenção ecológica, desde tampões a toalhitas de bebé, todos certificados por entidades acreditadas, nomeadamente a exigente Soil Association.
A Natracare usa o método TCF (totalmente isento de cloro), um processo de branqueamento à base de oxigénio para purificar os seus produtos, totalmente inócuo para a saúde e ambiente. Este método exclui o uso de cloro produtor de dioxina.
Para mais informações acerca dos produtos Natracare por favor visite a nossa loja ou em www.natracare.com.

É importante ter presente que os tampões, principalmente, estão em contacto directo com uma das zonas mais sensíveis do nosso corpo. Numa era de informação privilegiada não será difícil discernir o que é melhor para si, para a sua saúde e para o ambiente. 

17 de outubro de 2011

Uma questão económica, ética ou de saúde pública?

De há uns anos a esta parte o crescimento do uso de produtos naturais tem sido notório, o que terá levado muitas marcas a alterar formulações ou fazerem valer-se de alguns ingredientes naturais e ou biológicos como oportunidade de negócio.

Os rótulos verdes ganham cada vez mais adeptos pois além de extremamente apelativos são muitas vezes tidos como voto de confiança. Muito dificilmente o consumidor comum fará uma avaliação exaustiva dos rótulos para que tenha a plena consciência daquilo que se prepara para usar, nesse sentido, as falsas marcas verdes tomam partido da falta de informação, do desconhecimento face aos mais diversos ingredientes e os seus possíveis efeitos na saúde mas sobretudo da ausência de regulamentação neste âmbito.

A verdade é que não estão a infringir a lei, em primeiro lugar porque não existe regulamentação para cosméticos naturais pelo que nenhuma lei obriga a que respeitem determinadas percentagens de ingredientes naturais e biológicos, quanto muito infringem o código ético fazendo sobressair princípios activos, um ou outro componente natural ou orgânico, quando a maior percentagem de ingredientes são de origem sintética.

Quais são então as consequências? Forte cepticismo face a produtos naturais, desconfiança em relação a marcas fidedignas e ou certificadas, mas mais grave é certamente o consumidor estar certo de que está a adquirir um produto saudável, não prejudicial à saúde, e é exactamente o oposto.

Importa salientar que não existe uma barreira intransponível entre o consumidor e os rótulos e que estes, ao contrário do que muitas vezes parece não são indecifráveis. A leitura da composição dos produtos é um passo essencial para uma escolha segura. Uma simples pesquisa pode esclarecer muitas dúvidas e trazer conhecimento.

*O relatório Technical Insights, preparado por um químico com mais de 20 anos de experiência na formulação de cosméticos visa clarificar a confusão em torno de cosméticos naturais e orgânicos, averiguando até que ponto é verdadeiro o marketing praticado por várias marcas.
Foram seleccionadas e examinadas mais de 50 marcas de acordo com as suas composições de ingredientes. As marcas foram avaliadas de biológicas certificadas (9-10), cosméticos naturais puros (5-7), semi natural (3), naturalmente inspiradas (2) a cosméticos convencionais (1).
O relatório permitiu atestar que algumas marcas vivem de falsas alegações de marketing, sendo que apresentam formulações cosméticas convencionais. Ingredientes como conservantes sintéticos e surfactantes são encontrados em produtos que se dizem 100% naturais, ao passo que alguns cosméticos biológicos tão pouco atingem standards naturais.
Sem surpresa, os produtos mais autênticos são os certificados por organismos competentes reconhecidos, que assumem padrões de exigência aos quais as marcas obedecem.

Na EcoEscolhas a transparência da informação que prestamos é palavra de ordem, orgulhamo-nos da conduta que optámos seguir e é nela que encaminhamos todas as direcções e quando abrimos excepções asseguramo-nos de que são as mais eticamente saudáveis de entre as existentes.


14 de outubro de 2011

A Essência EcoEscolhas


A EcoEscolhas nasceu pela necessidade de encontrar e disponibilizar alternativas saudáveis e ecológicas face aos vários produtos convencionais usados diariamente.  

Procuramos assumir uma postura ética, não apenas através da selecção de marcas e produtos que sejam reflexo de total respeito por factores como a saúde, o meio ambiente e os animais, mas também optando preferencialmente por produtos fabricados em Portugal ou na União Europeia reduzindo assim a transmissão de gases nocivos ao ambiente resultantes do transporte dos mesmos; bem como o apoio a diversas causas sociais.


Um dos objectivos da EcoEscolhas é tentar oferecer uma vasta variedade de produtos, destinados aos mais variados fins com a garantia de que todos são testados por nós e cuidadosamente estudados antes de serem comercializados. Embora tentemos sempre ter em consideração os preços, privilegiamos a qualidade e os ideais pelos quais nos regemos, não comprometendo assim os nossos padrões de exigência e selecção por um preço mais baixo.

É com gosto que assumimos o compromisso de prestar todo o apoio necessário ao cliente pré e pós venda, tal como o esclarecimento de eventuais dúvidas e aconselhamento face às suas necessidades. Procuramos o equilíbrio e queremos ajudá-lo a encontrar o seu.


Na EcoEscolhas poderá encontrar um amplo leque de marcas e produtos, desde cosmética biológica, onde se incluem produtos de higiene pessoal e cosmética, a produtos de limpeza, têxteis entre outros, a preços competitivos e promoções constantes.


O blog EcoEscolhas visa no fundo criar uma ponte de informação relacionada com os conceitos natural, biológico e ecológico, por forma a desmistificá-los, interpretá-los e compreendê-los de maneira correcta. Além disso, cabe-nos criar um ponto interactivo de partilha de opiniões sobre esta matéria.

Existe sempre mais alguma coisa que pode fazer por si e pelo mundo ao seu redor. Dar o exemplo é tomar uma atitude. Cuide de si, naturalmente.

20 de julho de 2011

Bem-vindos!

A EcoEscolhas, enquanto maior loja online portuguesa de produtos naturais e ecológicos, tem por missão e responsabilidade a divulgação de informações de interesse e relevância sobre a relevância de adoptar produtos ecológicos para si e para o Mundo. 

Por isso criamos este blog: para ser um espaço de partilha entre a informação que temos para si e aquilo que também pode dizer a todos os que queiram integrar este blog.

Para já, seja muito bem-vindo!