1 de junho de 2012

Ficha de ingredientes: óleo de argão




Não é em vão que é considerado um tesouro, o tesouro de Marrocos. Trata-se de um óleo extremamente rico, de virtudes e versatilidade incríveis. Proveniente da noz da árvore Argânia, pensa-se que as florestas destas árvores tenham sobrevivido entre 125 a 450 anos, tornando-as um valioso recurso a ser herdado pelas gerações vindouras.

De entre as suas qualidades, destacam-se as capacidades hidratante e regenerante. Rico em ácidos gordos essenciais que garantem as funções reparadora e defensora da pele, estimulam a oxigenação intracelular e favorecem a restauração do filme hidrolipídico assegurando a hidratação da pele. Os ácidos gordos essenciais combatem a secura e a perda de elasticidade, que levam ao aparecimento de rugas.

Os benefícios advindos dos ácidos gordos são reforçados pelo alto teor de vitamina E, naturalmente presente no óleo de argão. Esta, além de hidratante apresenta propriedades curativas e é um dos mais poderosos antioxidantes na neutralização dos radicais livres, além de retardar o processo de envelhecimento da pele.
Além de todas as vantagens que representa ao serviço da beleza e saúde da pele, o óleo de argão assume ainda outras virtudes para a saúde nomeadamente se aplicado em massagens para o tratamento da artrite e dores musculares, trabalha contra o reumatismo, atua efetivamente em problemas de pele como a psoríase ou o eczema, entre outros.

Existem diversos óleos de argão no mercado, pelo que é importante compreender as principais diferenças entre eles. Um óleo de primeira qualidade deve atender aos seguintes requisitos: ser puro, sem aditivos, virgem, de primeira pressão a frio e biológico. A título de exemplo, no azeite virgem extra biológico certamente é possível identificar-se caraterísticas que não se encontram num azeite refinado ou com mistura, do mesmo modo que um óleo de argão de primeira pressão é indiscutivelmente melhor que outro obtido por várias extrações.
 
Caso se pretenda usar o óleo de argão para fins de beleza, deve assegurar adquirir-se óleo de grau cosmético, uma vez que no caso do óleo de grau alimentar as nozes são torradas para realçar o sabor, ao ponto que para o óleo de grau cosmético as nozes são usadas em cru mantendo assim íntegros os ácidos gordos essenciais e vitaminas.




Dicas de utilização:

Rosto:
Pode ser aplicado à noite como um tratamento de hidratação intensivo ou pela manhã como base de maquilhagem. Contudo, deve começar-se por aplicar apenas à noite de modo a aferir como reage a pele. Poderá, depois, progredir-se para duas vezes por dia se se sentir necessidade de hidratação extra ou simplesmente aplicar nas áreas mais secas ou com tendência a rugas. Em pele muito seca pode usar-se de manhã e à noite.
No caso de um óleo de argão puro e biológico, poucas gotas são suficientes para todo o rosto, ele penetra facilmente, não deixa resíduo oleoso e pode, inclusivamente, ser aplicado em redor dos olhos.
Recomenda-se uma massagem suave em movimentos circulares para todos os tipos de pele. O óleo de argão pode também ser aplicado nos lábios quando secos, massajando suavemente um no outro.

Unhas:
Para fortalecer unhas quebradiças, juntar num recipiente partes iguais de óleo de argão e sumo de limão, colocar as mãos e deixar atuar por 10 minutos. Este procedimento não apenas amacia as cutículas como reduz a fraqueza das unhas, tornando-as radiantes. Pode também aplicar-se um pouco de óleo de argão nas mãos antes de dormir.

Cabelo:
O óleo de argão cuida do couro cabeludo favorecendo o crescimento do cabelo, restaura o brilho e ajuda a combater pontas espigadas. É perfeito para cabelo muito castigado.
Para um tratamento intensivo, seja para melhorar o couro cabeludo seco, para reestruturar cabelo danificado e conferir brilho, aplicar uma quantidade generosa de óleo, começando pelas pontas, de seguida envolver o cabelo numa toalha morna e deixar atuar por 30 minutos ou durante a noite. Lavar normalmente.
Para caspa e couro cabeludo seco massajar também nas raízes. Repetir uma a duas vezes por semana, conforme necessidade para cabelo suave, cuidado e brilhante.
Para alisar cabelo frisado usar uma ou duas gotas de óleo, esfregar nas mãos e aplicar no cabelo como se estivesse a esticar.


Corpo:
Massagens com óleo de argão promovem a firmeza da pele e relaxam a espinha. O óleo absorve facilmente na pele sem deixar marcas de oleosidade, hidrata e protege a pele de secar. É também excelente para prevenir e reduzir o aparecimento de estrias.
Aplicar depois do banho ou duche com uma leve massagem, pode ser misturado com loção ou creme corporal ou aplicado puro. Assim vai nutrir e hidratar a pele, bem como melhorar a firmeza e elasticidade da mesma, tornando-a suave como veludo.
Aplicar óleo de argão após exposição solar para melhorar a aparência da pele. Não aplicar antes ou durante exposição solar.
Poderá encontrar Óleo de Argão Biológico Virgem de grau cosmético na nossa loja online.